quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sermão 15/01/2012


2º Domingo após Epifania - B
15 de Janeiro de 2012

Venham ver e ouvir!

Texto Base: 1Sm 3.1-10; Jo 1.43-51

Salmo do Dia:        Salmo 139.1-10
Antigo Testamento:    1º Samuel 3.1-10(11-20)
Epístola        1º Coríntios 6.12-20
Evangelho do Dia    João 1.43-51

Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.
“Vamos dar aquela espiadinha básica!” Neste mês começa mais uma edição do programa BBB, em que somos convidados a espiar durante alguns meses a vida de um grupo de pessoas fechadas numa casa, onde disputam um prêmio milionário (e outros menores, como carros). O apresentador costuma chamar os participantes de “heróis”, como se estivessem passando um grande sacrifício lá dentro.
Na verdade, em minha opinião eles passam verdadeiras férias, com muita festa, diversão, conforto, boa comida, piscina, descanso, algumas tarefas (nada heroicas) e, é claro, muita apelação sexual.
Somos convidados a ver e ouvir o que fazem e, quem quiser, pode gastar dinheiro ligando e votando para ir tirando um a um da casa “mais observada do Brasil”.
Em nosso mundo é isso o que a maioria das pessoas quer ver e ouvir: gente bonita e sem roupa, intrigas e trapaças, diversão e apelo sexual.
Se o grupo tivesse que disputar o prêmio vivendo num campo de refugiados na Somália, África, por exemplo, onde falta água, comida, remédio e quase tudo para se viver, será que as pessoas ficariam com a TV ligada para assistir? Acho que não...
Venham ver e ouvir! Nossos textos bíblicos de hoje também falam de ver e ouvir. Samuel, um menino que vivia no templo de Deus com o sacerdote Eli, é chamado por Deus e responde, dizendo: Fala, pois o teu servo está escutando. Felipe, chamado por Jesus para segui-lo, vai e convida seu amigo Natanael para conhecer Jesus. Quando Natanael duvida que Jesus possa ser o Salvador prometido, Filipe lhe diz: Venha ver!
Deus chamou Samuel e outros profetas. Jesus chamou Filipe, André, Pedro, Tiago e muitos outros. Foram chamados a ver e ouvir a Palavra do Senhor, palavra de salvação em Cristo Jesus, morto e ressuscitado por todos nós. Eles viram e ouviram. Seguiram a Jesus e então levaram seu Evangelho de salvação a muitas outras pessoas.
Hoje, Deus chama eu e você. O mundo também nos chama, nos convida a ver e ouvir o que ele nos oferece, como no BBB, por exemplo.
Quem nós vemos? A quem nós ouvimos? Num mundo com tanto para se ver e ouvir, com tantas vozes tentadoras e tantos apelos agradáveis aos olhos, quem você tem visto e ouvido no seu dia a dia? A voz de Deus consegue espaço para ser ouvida na sua casa, família e na sua vida pessoal?
Você consegue ver Jesus, ou Ele é apenas como um comercial de TV, que passa rápido, de vez em quando e quase não damos bola? Ou talvez é como o programa “Fantástico” ou “Domingo Legal”, isto é, só o vemos nos domingos?
Deus nos chama e convida: venham ver e ouvir, venham ver e ouvir a salvação que eu ofereço de graça!
Não é preciso disputa-la com outros, não é preciso cumprir tarefas ou fazer votação. Basta apenas ouvir a voz amorosa de Deus e lhe responder: fala, pois o teu servo está escutando.
Deus está chamando você a ver e ouvir, meu irmão e irmã. Em cada leitura da Bíblia, em cada devoção do Castelo Forte ou 5 Minutos com Jesus, em cada sermão ou estudo bíblico com a Palavra de Deus, Ele quer falar a você, orientar, consolar, ajudar e fortalecer na fé que salva, a fé em Cristo.
Ver e ouvir o mundo pode ser tentador e até prazeroso, mas leva ao afastamento de Deus, como diz o apóstolo João: Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai (1Jo 2.15). E isso leva à condenação eterna.
Ver e ouvir a voz de Deus pode trazer dificuldades e espinhos à nossa vida, como vemos na vida dos profetas, dos apóstolos e do próprio Jesus. Mas ver, ouvir e seguir a Jesus é a única maneira de sermos salvos e levados aos braços do Pai, sobre quem o salmista diz hoje: LER Sl 139.9-10.
Quem vê e ouve Jesus e crê nele como seu Salvador, tem a promessa do próprio Cristo no evangelho de hoje: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem (Jo 1.51).
Então, vamos dar aquela espiadinha básica? Não, não no BBB. Vamos dar uma espiada no céu, quando recebemos a Palavra e Santa Ceia, que são amostras da felicidade eterna que nos aguarda lá, onde de fato haverá só alegria, sem disputas nem apelação.
La no céu sim, estaremos numa casa perfeita, que Jesus prepara para nós, onde vamos passar “férias” perfeitas e eternas com nosso verdadeiro herói, o herói da salvação – Jesus!
Venham ver e ouvir Jesus! E enquanto fazemos isso, vamos ser cada um de nós um Filipe na vida das pessoas ao nosso redor, convidando-as a ver e ouvir Jesus, para que elas também recebam o grande prêmio da salvação eterna.
Venham ver e ouvir Jesus. Ele está de olho em todos nós com todo o seu amor, 24 horas por dia e eternamente! Amém.

Rev. Leandro Daniel Hübner — Rio Branco-AC, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Revista Teologia. Copyright 2010 All Rights Reserved Igreja Evangélica Luterana do Brasil by @revistateologia